📈 Portugal – compactos, intensos e verticais a maximizar a qualidade individual

✅ Bom rigor posicional com bola, com as linhas compactas preparando bem a perda, com os 3 DCs e Palhinha a serem chave no controlo dos contra ataques. A ligação entre defesa, meio campo, ataque por dentro e por fora foi frequentemente bem conseguida.
✅ Boas penetrações dos DCs em condução permitiu usar espaços livres atraindo a (baixa) pressão do Luxemburgo (apenas o PL pressionou e pouco intenso), para depois acelerar e criar em espaços de vantagem numérica.
✅ Projeção dos laterais e presença dos mesmos na área deu boa dinâmica de jogo exterior / interior e acrescentou presença na área.
✅ Bons jogos para início de construção do processo. Será interessante ver a nossa prestação contra equipas mais fortes.

❌ Bolas paradas defensivas são aspeto fundamental a trabalhar nos próximos momentos.
❌ Quando Luxemburgo teve bola a falta de pressão da linha avançada expôs espaços atrás dos médios e alguma descoordenação da linha defensiva a identificar bola aberta / fechada.

📈 Luxemburgo – Problemas de organização defensiva e ausência de plano alternativo com bola definiu resultado

✅ Sempre que a equipa teve bola com algum rigor de posição e paciência conseguiu abrir espaços e chegada à área.
✅ Evolução interessante no perfil do jogador Luxemburguês tendo em conta a qualidade e os diferentes patamares competitivos da lista de convocados.

❌ Bloco defensivo em 5x4x1 muito baixo e largo revelou incapacidade de subir as linhas a pressionar expondo as fragilidades defensivas. Portugal jogou sempre confortável pela dificuldade dos extremos do Luxemburgo em subir a pressionar. Alternativa poderia ser subir mais os extremos ou pressionar com 2.
❌ Referências de marcação ao homem e dificuldades de coordenação a identificar quando baixar ou apertar o bloco abriram espaços por dentro, por fora e nas costas da linha defensiva constantemente.
❌ Equipa revelou-se pouco agressiva nos duelos defensivos com uma dificuldade em dar coberturas às situações de 1v1, sobretudo no exterior.

📌 Pontos Estratégicos
– O plano de jogo de Portugal potenciou a qualidade dos jogadores na gestão da bola ⚽️ conseguindo o controlo, fechando os contra ataques do Luxemburgo.

– O Luxemburgo baixou as linhas para contra ataque sem conseguir subir na pressão (PL precisava de mais apoio neste papel) para retirar conforto com bola a Portugal. Falta de plano alternativo ofensivo ⚽️ era necessário para maximizar algum potencial dos jogadores e forçar o adversário a abrir espaços.

Mais informação em UEFA.com.